Como vender mais para o mesmo cliente

Como vender mais para o mesmo cliente

Como vender mais para o mesmo cliente
É eu sei, parece bem desafiador vender novamente para o mesmo cliente que comprou de você, mas não é porque é desafiador que é impossível. Correto
Como vender mais para o mesmo cliente
Como vender mais para o mesmo cliente
Você sabe como fidelizar seus clientes, transformá-los em fãs e crescer de forma sustentável a sua empresa?
Difícil encontrar um negócio que não esteja em busca desse objetivo. Você não acha?
Afinal, ninguém quer ver os clientes que trabalhou duro para converter sumindo antes de saber o que aconteceu, concorda?
Então, saber como fidelizar clientes tornou-se imperativo para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, especialmente em razão de um mercado saturado de produtos ou serviços semelhantes.
Com isso é importante entender que essa fidelização de clientes vai além de oferecer um produto de qualidade.
Trata-se de gerar engajamento, criar valor, estreitar o relacionamento com uma comunicação objetiva e transparente, superar as expectativas e garantir o sucesso do seu cliente.
Olhando dessa forma assim, o processo de fidelização de clientes pode parecer trabalhoso – e de fato é sim. Mas essa não é uma meta impossível de alcançar.
Então, se você está procurando formas eficientes de criar e manter clientes fiéis, está no lugar certo.
Ao final desse artigo, você estará apto para implementar essas estratégias para conquistar seus clientes e mantê-los fazendo negócios com a sua empresa por mais tempo, com isso você aprenderá como vender mais para o mesmo cliente, de forma fácil e explicada.
Então vamos começar?

Motivos para fidelizar seu cliente

Clientes satisfeitos significa fidelização de clientes
Clientes satisfeitos significa fidelização de clientes
É muito bom lembrar que manter os clientes existentes é tão importante quanto conseguir novos clientes para seu negócio.
A verdade é que clientes fiéis são extremamente valiosos para qualquer marca.
Assim, não estimular a fidelização pode fazer com que a sua empresa acabe perdendo mais clientes do que ganhando. Imagine!
Nesse contexto, selecionamos alguns dos motivos mais importantes para fidelizar seu cliente.
Confira!

Negócios contínuos

Os clientes fiéis comprarão seus produtos ou serviços repetidamente se estiverem satisfeitos com o serviço que estão recebendo.
Além disso, eles tendem a fazer mais de uma transação e têm maior probabilidade de experimentar diferentes produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Oportunidades de vendas cruzadas (cross selling)

Clientes fiéis confiam em você para fornecer produtos ou serviços de qualidade, além de um bom atendimento ao cliente.
Isso cria ótimas oportunidades para atender às necessidades deles, podendo identificar outros produtos que sua empresa oferece, que casam perfeitamente com essas necessidades podendo assim ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos.
É o que chamamos de venda cruzada ou cross selling.
A tática pode aumentar o seu volume de vendas sem que seja preciso se concentrar demais em atrair novos clientes.

Marketing boca a boca

Marketing boca a boca
Marketing boca a boca
Geralmente clientes fiéis acabam tornando-se os verdadeiros embaixadores da marca.
Ao proporcionar ao seus clientes uma experiência positiva, é mais provável que compartilhem essa experiência com amigos e familiares.
Partindo da ideia de que a maioria das pessoas são influenciadas por outras que conhecem, seus clientes fiéis podem oferecem à sua marca um avanço positivo, quando se trata de alguém que não está familiarizado com o seu negócio ainda.
Agora você talvez esteja se perguntando: o que fideliza o cliente tem haver com vender novamente para o mesmo cliente ?
Como já vimos, fidelizar significa conquistar o cliente e transformá-lo em um embaixador da sua marca.
Falta, então, conhecer uma sequência de ações para isso aconteça.
Selecionei algumas práticas que com certeza irão facilitar o caminho da sua empresa até o coração e a mente dos seus clientes.
Veja a lista:
  • Oferecer uma experiência de consumo exclusiva
  • Ter um atendimento ao cliente de qualidade
  • Antecipar suas necessidades
  • Empatia e personalização durante a venda
  • Comunicação clara e objetiva
  • Transparência e flexibilidade durante a negociação
  • Programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivos
  • Equipe bem treinada e focada na satisfação do cliente
  • Criação de um sentimento de comunidade e pertencimento
  • Saber aceitar críticas e sugestões dos clientes.
  • Tenha um regulamento fácil de entender
  • Ofereça recompensas e vantagens que o cliente realmente deseja ganhar
  • Incentive a participação ativa no programa
  • Capte informações e dados sobre o comportamento do cliente, como suas necessidades e objetivos
  • Seja ético, tenha responsabilidade e compromisso com o cliente.

Crie um vínculo

Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as necessidades dele, uma vez que você as entende, fica mais fácil gerar um vínculo.

Não minta

Parece meio óbvio, mas mentir para o cliente pode ser fatal para aquela venda.
Seja franca ao dizer sobre as características do seu produto, não tente agregar valor contando uma mentira pois além de perder vendas, jamais conseguirá fidelizar seu cliente.

Personalize o atendimento

Como implantar o atendimento personalizado ao cliente?
Quem é que não ama um ótimo atendimento?
Se você curte, o seu cliente também.
Para iniciar um atendimento personalizado o mínimo é lembrar o nome do cliente.
Faça com que ele se sinta seu amigo e não em uma relação de cliente e vendedor.

Sempre ouça o que o cliente tem a dizer

As melhores formas vender para seu cliente é estreitando o relacionamento entre a marca e o consumidor.
É preciso que a comunicação seja uma via de mão-dupla.
Assim, você tem o compromisso de ouvir o que seu cliente tem a dizer.
Essas foram algumas das melhores formas que você pode conseguir cativar seu cliente para que ele compre novamente de você.
E aí, você já segue algumas dessas formas no seu negócio?
Deixe aqui seu comentário, e compartilhe essas ideias para que mais pessoa saibam como vender mais para o mesmo cliente.

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